Marcadores

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Muffin (ou Bolo) de Maçã

Na verdade é uma receita de bolo, mas eu fiz em forminhas de muffin, enfim, uma coisa eu digo, em formato de bolo, em formato de muffin, em formato de qualquer coisa.. é a MELHOR receita de bolo de maçã que já comi na minha vida!!!

Receita antiiiiiga, tirei de um dos caderninhos de receita da minha mãe (mas tenho quase certeza de que a letra era da minha avó), quando eu tinha uns 12 anos e comecei a me virar na cozinha.

Muffin (ou Bolo) de Maçã
- rende 24 muffins ou 1 forma grande redonda com furo


4 maças fuji picadinhas
1 tablete de manteiga
2 xíc de açúcar
2 xic de farinha de trigo
4 ovos (claras em neve)
1 col (chá) fermento em pó

Na betedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, em seguida coloque as gemas e bata novamente, até ficar homogêneo. Misture a farinha, primeiro com uma colher de pau (pra não fazer fuá de farinha na cozinha) e depois bata novamente com a batedeira. A massa fica bem dura. Incorpore as claras em neve, misturando delicadamente, nesse ponto a massa ficará um pouco mais maleável, em seguida coloque as maçãs picadas e por último o fermento.
Em uma forma untada (ou em forminhas de muffin) coloque a massa à colheradas e ajeite com a colher.
Faça uma misturinha de açúcar com canela (1 xic de açúcar para 2 col de sopa de canela) e despeje por cima da massa. Essa misturinha vai virar uma casquinha DIVINA por cima do bolo!!
Leve ao forno médio-baixo (eu deixo no 180) de 30 a 40 minutos.

Dica: ele quentinho com uma bola de sorvete de creme é fantástico!! Ai que gorda!

Enjoy!
Beijocas, Aninha

Um comentário:

  1. Copiei super a receita....vou pedir pra mamis fazer!!!! amei, amei esse muffin, acho q foi oq mais gostei...assim, tá em zerinho, pq os outros quitutes estão juntinhos no primeiro lugar...rsrsr

    ResponderExcluir