Marcadores

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Abacaxi!! Mas não é de comer....

Lá no escritório onde trabalho, há uma floricultura, chamada Muito Além di Jardim, que vai toda semana deixar flores lindas pra alegrar o nosso amabiente. E na semana passada eles mandaram um bouquet de Mini-Abacaxis ou Abacaxi Ornamental.
Como toda semana as flores antigas são trocadas, não iríamos deixar essa fofurice ir pro lixo... cada uma de nós pegou um abacaxizinho e saímos as todas felizes! :)

Ele não é um abacaxi de fato, pois na verdade isso é uma flor! Sim, uma flor!
Ele é da família das bromélias.



Algumas informações retirada da internet:

Nome Científico: Ananas bracteatus
Nome Popular: Abacaxi-ornamental, ananás-ornamental, ananás-vermelho, abacaxi-vermelho
Família: Bromeliaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Bromélia muito rústica, de folhagem e frutos ornamentais. As folhas são verdes, alongadas e com espinhos nas bordas e os frutos são avermelhados. No entanto há algumas variedades, com folhagem de cores e tonalidades diferentes, a mais conhecida é a variegada de branco-creme, a \"Striatus\".

Dada a sua agressividade, o abacaxi-ornamental é muito utilizado para delimitar áreas ou canteiros que não devem ser invadidos por pessoas ou animais. Pode ser plantado isolada, em composições, em grupos ou como bordadura.

Devem ser cultivados à meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.


Interessante né?!
Infos retiradas do site Jardineiro.net
http://www.jardineiro.net/br/index.php

Descobri também que dá pra cultivar em casa!
Pode ser plantado direto em vaso. É só cortar a coroa e planta-la. Pra crescer ele precisa de temperatura acima de 15 graus e água quando a terra estiver seca. No inverno também resiste bem, desde que protegidos de ventos gelados.

Beijocas, Aninha

Um comentário:

  1. Ameii essa flor!!! coisa mais linda do mundo...quero casar com um buque assim!! (brincadeira, sem exageros...rs)
    Ficou lindo a "cara" do blog!!!amei muito.

    Beijos

    ResponderExcluir